Material Técnico de Lubrificação

Material Técnico de Lubrificação

Função do Lubrificante
A principal função de um lubrificante é a formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies que se movem entre si, contribuindo para reduzir o atrito entre dois corpos a níveis toleráveis. Este atrito, além de desgastar as partes, aquece o todo conjunto, além de comprometer a performance do motor ou equipamento. Portanto, podemos dizer que as funções de um lubrificante automotivo são:

–          Evita o contato metal / metal entre peças em movimento, reduzindo o atrito entre elas

–          Reduz a perda de pressão da câmara de combustão, vedando as folgas dos aneis de segmento

–          Ajuda na dissipação de calor

–          Evita a ferrugem e o desgaste corrosivo

–          Evita a formação de resíduos e sedimentos

Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções como auxílio á vedação, dissipação térmica, entre outros. Esta performance é melhorada com a adição de aditivos específicos.

Tipos de Lubrificantes

Para a lubrificação automotiva, existem basicamente quatro tipos de lubrificantes, que são:

–          Óleos minerais: São obtidos a partir da destilação do petróleo.

–          Òleos semi-sitéticos: São óleos minerais que recebem alguns componentes modificados em laboratório para ter sua performance melhorada.

–          Óleos Sintéticos: São óleos modificados em laboratório, com uma alta taxa de aditivação.

–          Óleos Hidráulicos: São usados em câmbios automáticos e caixas de direção. São óleos formulados para suportar extremas pressões. Nesta aplicação, o óleo, além de lubrificar, é responsável pela transferência de força.

–          Graxas. As graxas nada mais são que óleos (que podem ser minerais, semi-sintéticos ou sintéticos) mais dispersões de sabões. O sabão misturado ao óleo dá a característica pastosa para ser aplicado em situações onde o óleo sozinho não ficaria retido.

–          No uso automotivo, sua aplicação se dá em rolamentos e homocinéticas.

Classificação de Viscosidade

A SAE (Society of Automotive Engineers) é a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, sendo emitida em 1911. Esta classificação define basicamente faixas de viscosidade a 100O C, subdivide-se em 2 faixas:

–          Uma escala codificada de baixa temperatura (0W a 25W, sendo o W do ingês “winter” – inverno).

–          Uma escala codificada para alta temperatura (20 a 60)

A viscosidade de um óleo varia de acordo com sua temperatura. Quanto maior, menos viscoso ele se torna. O desafio foi desenvolver um óleo que pudesse Ter uma viscosidade baixa  para fluir melhor quando o motor estivesse frio e, conforme a temperatura fosse aumentando, a viscosidade permanecesse a mesma. Daí surgiram os óleos multi-grau.

Por exemplo, um óleo SAE 20W/50, se comporta em baixa temperatura como um óleo 20W, facilitando a partida do motor e em alta temperatura (100O C) trabalha como um, lubrificante SAE 50, permitindo seu uso em uma ampla faixa de temperatura.

Classificação de Desempenho para Óleos de Motor

Classificação API (American Petroleum Institute) A mais importante é a API / SAE, que define os novos testes de motores e especificações.

Além disto, este sistema permite a criação de novos níveis de qualidade á medida que o motores vão se aperfeiçoando. Esta classificação é composta de testes em bancos de prova, sob condições operacionais controladas, onde o lubrificante é avaliadosob condições variadas de temperatura, rotação, carga, etc.

Divide-se em classificação “ S” para óleos usados em motores ciclo Otto e “C” para motores Diesel.

Propriedades Físico-Quimicas

O óleo lubrificante possui algumas propriedades físico-químicas como:

  • Cor / Aparência: Nos lubrificantes automotivos, esta cor é dorada, com alguma derivação para o esverdeado. Com o trabalho, este óleo tende a escurecer em virtude da oxidação e da detergência.

Nós óleos hidráulicos, este apresenta uma coloração avermelhada

  • Odor: Tanto os óleos de motor, quanto os hidráulicos ou os de caixa de marchas possuem odor característico a cada um deles.
  • Viscosidade: É a propriedade mais importante do óleo lubrificante, podendo ser definida como a resistência ao escoamento. Esta medida é feita através de um viscosímetro.
  • Ponto de Fulgor: É a mais baixa temperatura na qual uma amostra de óleo desprende vapores, quando aquecida, em proporções suficientes para formar uma mistura inflamável com o ar.
  • Ponto de Fluidez: É a temperatura mínima em que o óleo, submetido a um processo d resfriamento, ainda flui.
  • Espuma: Todos os fluídos apresentam tendência a espumar quando submetidos a qualquer processo de aeração, como o contra-peso de um virbrequim batendo no óleo do cárter. Para evitar esta formação, são aplicados aditivos especiais.
  • Características de Extrema Pressão: É a capacidade que um lubrificante possui de suportar pressões elevadas, evitando que as superfícies em movimento entrem em contato direto.

Para avaliar a capacidade de carga de um óleo existe um metodo chamado Teste Timken.

  • Outros como Densidade, Ponto de Fluidez, Índice de Acidez, Índice de Basicidade, Demulsibilidade, Emulsibilidade, Cinzas, Resíduo de Carbono, Proteção anti-ferrugem Corrosão em Lãmina de Cobre, Proteção Anti-Ferrugem, Resistência á Oxidadção, Perda por Evaporação e estabilidade ao Cisalhamento.

Aditivos: Definição:

São podutos químicos que, adicionados aos óleos, aumentam a eficiência dos mesmos reforçando-lhes ou mesmo conferindo-lhes características necessárias ás exigências do motor ou equipamento.

Tipos:

  • Dispersantes / Detergentes: Têm a finalidade de manter a carbonização (carvão e borras) em suspensão e finalmente dispersos, a fim de evitar que se aglutinem e (ou) depositem no motor, evitando entupimentos das galerias internas. Esta características é visível pelo escurecimento poucas horas após ter sido aplicado ao motor.
  • Detergentes Alcalinos: São utilizados para neutralizar os gases ácidos da combustão, reduzindo a formação de depósitos carbonos, lacas e vernizes, evitando problemas de agarramento dos anéis em condições de operação em altas temperaturas.
  • Antioxidantes: São agentes químicos que retardam a decomposição por oxidação do óleo, adiando seu espessamento e a formação de de compostos ácidos, borras, lacas e vernizes.
  • Passivadores de Metais: Retardam a oxidação dos metais dispersos no óleo
  • Antiespumante: São agentes químicos que previnem e reduzem a formação de espuma, que em contato com com ar ambiente se desfazem com maior facilidade.
  • Anticorrosivos: Evitam o ataque dos contaminantes corrosivos ás superfícies metálicas. Podem ser formados da própria oxidação do óleo, ácidos formados na combustão ou agentes externos contidos no ar.
  • Antiferrugem: São compostos químicos que protegem as peças metálicas da ação da umidade, evitando a formação de ferrugem pela oxidação das ligas não ferrosas.
  • Agentes de Oleosidade: Elevam a resistência do filme de óleo, evitando o contato direto entre metais. Atua em condições de temperatura e carga pouco elevadas. É o que alguns fabricantes o chamam de atração molecular.
  • Agentes Antidesgaste: São substâncias químicas com a finalidade de reduzir o desgaste nos casos de lubrificação limite, isto é, nos casos de cargas e velocidades elevadas onde não se consegue uma lubrificação fluída eficiente.
  • Agentes de Extrema Pressão (EP): São compostos contendo fósforo, enxofre ou cloro que reagem quimicamente com a superfície do metal, formando outros compostos sólidos, evitando o contato metal / metal. Sua ação se dá apenas em condições de extrema pressão com o rompimento do filme de óleo. Quando isso ocorre, o calor liberado provoca uma reação química que induz á formação dos compostos que agem nas superfícies como lubrificantes.
  • Melhoradores do Índice de Viscosidade: Reduzem a variação de viscosidade em função da temperatura. Os MIV´s são compostos de alto peso molecular que formam estruturas do tipo “novelo de lã” no lubrificante. Á medida que a temperatura do óleo de eleva, os “novelos” de MIV´s “incham” dificultando o escoamento do fluído e elevando sua viscosidade.
  • Outros com pouca ou nenhuma utilidade nos lubrificantes automotivos, como corantes, anti-manchas, aromatizantes, emulsificantes, biocidas, emulsificantes, demulsificantes, abaixadores do ponto de fluidez,etc.

 Aditivos Sólidos

Entre muitos, estão o Politetrafluoretileno (PTFE) ou Teflon e o Bisulfeto de Molibdênio.Ambos são formulas para diminuir a ação de desgaste metal/metal. Porém são sucetíveis a formação de borras e, consequentemente, entupimentos das galerias a longo prazo.

Outro problema comum deste tipo de aditivo é a dificuldade de se controlar o tamanho das partículas sólidas suspensas, podendo provocar entupimento de galerias de óleo, assim como interferir nas folgas internas do motor.

Condicionador de Metais

Definição: Esta linha surgiu diferenciada de um aditivo, porque de seu funcionamento independe do tipo de óleo utilizado. Ao contrário dos aditivos que melhoram a performance de um determinado óleo, o condicionador de metais reage quimicamente no metal, por um fenômeno chamado adsorção. Isto quer dizer que ele reage quimicamente a nível molecular no metal, aumetando sua resistência em mais de 5 X e diminuindo o atrito em mais de 80%.

Esse processo é feito com a presença de calor, que faz o produto sair do óleo e reagir quimicamente com o metal, alinhando suas moléculas e passando a fazer parte do mesmo.

Isso quer dizer que o produto pode ser aplicado em qualquer tipo de óleo, sendo ele mineral, sintético ou hidráulico, em qualquer tipo de uso, como motores (veículos, aeromodelos, náutica, etc) 2 e 4 tempos, com qualquer tipo de combustível, transmissões, engrenagens, rolamentos, enfim, em qualquer lugar onde haja atrito metal / metal.

Portanto é um produto único, com uma aplicação universal.

 

232 Replies to “Material Técnico de Lubrificação”

  1. Já uso Militec em minhas motos com resultados muito bons! O engate das marchas é macio e preciso e elas são mais econômicas que as dos meus amigos de modelos similares.
    Agora comprei um Honda CRV com transmissão automática (o carro está íntegro, com menos de 60 mil rodados e manutenção em dia), gostaria de saber se terei bons resultados se aplicar na transmissão automática, sendo que a capacidade total do câmbio são 7,2 L e para troca usa-se apenas 2,5 L. Quanto de Militec devo aplicar?

    1. Olá amigo, você poderá usar 15 ml por litro de óleo, ou 1,5% da capacidade total da transmissão. Abs.

    2. Olá Marcele, eu infelizmente desconheço algum lubrificante específico para esta aplicação.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    3. Tenho um ranger que fiz a troca do óleo do cárter há 3 meses ainda faltam 3 meses para a próxima troca, se colocar militec agora vou ter que colocar novamente na próxima troca?

      1. Olá Lucílio, no seu caso, espere até a próxima troca de óleo, para que Militec tenha mais tempo em contato com o motor.
        Qualquer dúvida, estamos à disposição.
        Abs

      1. Olá Cleiton, Militec-1 pode ser aplicado também na direção hidráulica. Ele irá proteger a bomba da direção. Aplique 20 ml de Militec-1 no sistema.
        Qualquer dúvida estamos a disposição.
        Abs

    4. Descobri recentemente o Militec-1 no programa Momento Moto. Pesquisei e resolvi usar numa Twister 2017 e adorei os resultados. De imediato já se percebe o motor com menos vibração, apesar dessa moto já vibrar pouco. Dá pra notar também a influência do Militec quando se quer esticar um pouco entre as marchas. A partida da moto ficou bem melhor também. Economia de combustível na estrada também fez diferença. A partir de agora sempre usarei e recomendo.

    5. Tenho uma dúvida. Minha moto necessita de apertar a embreagem para poder dar partida na moto. Isso irá causar algum problema no sistema de embreagens durante a primeira aplicação do Militec-14? Grato

      1. Olá Fabrício, no seu caso aperte a embreagem para dar a partida e depois que ela firmar a marcha lenta deixe ela funcionado sem apertar a embreagem. O resultado será o mesmo. Vale lembrar que este procedimento é uma segurança no caso desta embreagem apresentar desgaste. Caso esta esteja boa, mesmo se não fizer este procedimento, a embreagem não deverá patinar.
        Qualquer dúvida, estamos a disposição.
        Abs

    6. O certo é trocar todo o óleo do cambio, pois o mesmo já tem 60 mil km rodados, não apenas a parcial de 2,5 lt, e usar no maximo 2% do volume total (7,2 LT).

  2. Olá, sempre utilizei o militec em minha moto e também em meus auto e aeromodelos. Funciona muito bem! A autonomia em vôo cresceu incríveis 25%. Adquiri um veículo 0km e gostaria de saber se posso usar o militec com o motor 0 ou devo esperar o “amaciamento”. Trata-se de um motor v6 flex. Posso usar também no câmbio automático, diferencial e cx de transferência? Qual o percentual ideal para cada componente?
    Atenciosamente,
    Bruno

    1. Olá Bruno, quanto mais novo o motor, melhor! Militec-1 irá ajustar este motor na menor folga possível, fazendo uma vedação excelente nos componentes móveis deste motor.
      Vale lembrar que atualmente os motores já saem amaciados de fábrica, pois as folgas atuais são muito mais apertadas que as folgas usadas em motores de 20 anos atrás. Portanto pode aplicar sem medo no motor, diferencial, caixa e transmissão, lembrando que existe uma proporção diferenciada para transmissão automática que deve ser obedecida. (15 ml por litro de óleo).
      Abs

  3. Olá Marcos,
    Estamos aguardando a importação da ferramenta. Assim que chegar, disponibilizamos no site.
    Grato.

    1. Olá Miguel, primeiramente verifique se o nível de óleo está entre o mínimo e o máximo. Se estiver acima do máximo, o motor pode queimar este excesso. Se estiver no nível, pode ser um vestígio de anéis gastos. neste caso Militec não irá resolver este problema. Para ter certeza, peça para seu mecânico verificar a compressão do motor. Se ela estiver baixa, é provável que seja anéis gastos. Se estiver boa, pode ser retentores de válvulas danificados. Espero ter ajudado.
      Abs

  4. Olá, coloquei Militec-1 no Ford KA e no Corsa Hatch 1.0, os resultados foram impressionantes. Ambos os carros receberam adtivos novos, 15w40 para o KA e 20w50 para o Corsa, e depois foi aplicado um frasco cada de Militec-1. Rodei 300km com o Militec-1 no Ford Ka e a diferença esta na aceleração que avança e retorna mais rápido, na marcha lenta que fica mais estável, vibração e temperatura. No Corsa percebe-se a diminuição da vibração e aceleração que melhorou bastante.

    estou gostando dos resultados.

    1. Olá Clarindo, muito obrigado pelo seu depoimento. Caso queria, nos passe o seu endereço que enviaremos um boné para o sr.
      Abs

      1. Eu já uso esse produto mágico no motor, caixa transmissão, manual, e agora no ar A/C, os resultados são excelentes, ótimo custo e benefício. Recomendo de olhos fechados.

          1. Ola comprei um militec no mercado livre coloquei na moto nao vi diferenca nem uma a cor do produto nao é dourado escuro tá um dourado claro será quê é falso vcs mudaram a cor?

          2. Olá Sandro, Militec-1 realmente teve uma mudança na sua coloração. De qualquer forma, recomendamos sempre a compra do produto em uma loja credenciada para evitar adulterações / falsificações.
            Qualquer dúvida, estamos á disposição.
            Abs

      2. Bom dia, sou usuário do Militec-1 em meu Buggy e faço passeios em praias e dunas móveis… altas temperaturas e altas rotações, usava molycote A2 desde 1984, e no máximo em 2 anos tinha que retificar o motor e a caixa logo roncava, mas depois que comecei a usar o Militec-1 já rodo fazem 5 anos com o mesmo motor VW 1.6 a ar e nem folga tem… nem fumaça… (troco o óleo com 3 mil KM), a caixa de marchas também não deu mais problemas nem barulho.
        Recomendo MILITEC-1 a todos que gostem de seus carros. Meu nome é Ricardo Mello e sou conhecido aqui em Natal – RN como o “Mestre das Dunas”.
        Olhem os vídeos no Link abaixo e no Facebook do MESTRE das DUNAS.

        https://www.youtube.com/shared?ci=SqBCiNdY9Eg

        VERTICAL DRIFT HYPER RADICAL

        Gostaria de receber um Boné.
        Obrigado.

        1. Olá Ricardo, muito obrigado pelo seu depoimento. Pode deixar que iremos enviar para você.
          Qualquer dúvida, estamos á disposição.
          Abs

      3. Bom dia amigos da Militec, sou fã número 1 da marca, já uso faz 10 anos. Agora fiz a compra pra usar no Golf e no Voyage, pq potência e economia já andam juntas! Se possível gostaria de ganhar 1 chapéu da marca, como faço p adquirir?

        1. Olá Alfredo, muito obrigado pelo seu post. Pediria a gentileza de enviar um e-mail para contato@militecsp.com.br indicando sua vontade de ganhar um boné e a sua região, para que possamos encaminhar seu pedido.
          Qualquer dúvida, estamos à disposição.
          Abs

  5. Boa noite, gostaria de saber a quantidade de militec por litro de óleo no motor, pois na embalagem vem dizendo a proporção mas para óleo 2 tempos. Tem uma tabela? Pois tenho uma moto 250cc com arrefecimento a ar de 32cv de potência 4 tempos.
    Desde já agradeço.

  6. Estou com problema de partida seca na Santa Fé 2011-3.5L V6, tucho(s) despressurizado provocando ruido na 1ªpartida de manhã. Veículo com 59.000Km. Então, efetuei flushing oil, com 2 trocas de óleo e aplicação de MILITEC no 3º óleo 5W30. Agora é aguardar para ver o resultado.

    1. Olá Luiz, veja qual o volume total de óleo deste motor e aplique 60 ml por litro. Dependendo do nível de desgaste pode ser que o ruído não desapareça por completo, porém Militec irá cessar este desgaste.
      Gostaria de ter um retorno posterior.
      Grato.

  7. ola’ recentimente um tempo atraz usei outro tipo de aditivo no oleo,,MOLYCOTY
    e nao vi resultados alem da tremedera que diminuiu,,no motor
    ..posso usar o MILITEC ? encima ,sem a troca do oleo.. pois vai misturar junto com aditivo

    1. Olá Jailson,
      na verdade Militec irá usar este lubrificante com o aditivo como carona para reagir na superfície metálica do motor. Mesmo que este lubrificante esteja com algum aditivo, isso não fará nenhuma diferença para a ação do Militec.
      Abs

  8. boa noite, tenho um roda fit 1.4 dsi com 130 mil rodados ele esta com barulho de diesel no motor, foi verificado os pistoes e esta OK, honda disse que e normal do carro . No caso de usar o militec sera que vai diminuir.

    1. Olá Gilberto,
      No seu caro, vai depender muito do nível de desgaste que já existe neste motor, pois ele não repõe folgas. Em alguns casos este barulho diminui bastante. Na pior das hipóteses, a aplicação de Militec irá evitar que ele aumente.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  9. Tenho um Corolla 2.0 que usa 4.2 litros de óleo lubrificante, gostaria de saber se não haverá problema em aplicar Militec pois o nível irá subir, caso não tenha problema, onde encontramos Militec em São Paulo?

    1. Olá Anderson, pode aplicar 1 frasco de 200 ml sem problemas. De início o nível irá subir um pouco, mas depois a tendência é voltar ao normal. Na próxima troca, pode aplicar 4,0 litros de óleo, que ele irá ficar dentro da faixa de nível recomendada pelo fabricante.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  10. Eu já conheço o produto a muito tempo, mas na verdade tinha receio de usar, achei que era “mais um produto prometendo milagres”. Eu acompanho o no YouTube o Canal da High Torque e assisti o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=6-2e0YmuBPM) que o ADG fez no Honda Cívic andando 18KM SEM ÓLEO no motor e NADA ACONTECEU, nem mesmo depois de desmontar o cárter havia sequer qualquer tipo de limalha no mesmo. Fiquei abismado, tudo bem que o carro já vinha sendo tratado a 3 anos com o produto, mas mesmo assim é algo IMPRESSIONANTE.
    Já peguei o endereço de 3 representantes aqui na ZL de SP e vou comprar para aproveitar as trocas de óleo que vou fazer nos carros essa semana e posteriormente expandir o uso em demais itens como DH, A/C e Câmbio.
    Além disso já compartilhei esse vídeo por e-mail e whatsapp para diversos camaradas que gostam de carro e a reação foi a mesma, ficaram espantados com o vídeo, pois uma coisa é uma propaganda na TV, outra é uma pessoa por o produto à prova.
    Grato pela Atenção !!

  11. Usei Militec no Motor, transmissão e diferencial. Porém, o mecânico aplicou uma porporção bem maior no diferencial. Existe algum problema nesta “superdosagem”. Sei que são 50ml por litro. Ele deve ter aplicado quase 100 ml por litro.

    1. Olá Victor, a princípio não deve dar nenhum problema. Normalmente óleos mecânicos aceitam até 100 ml/l de Militec.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abs

  12. Boa tarde!
    Poderia me enviar por favor quais são os componentes químicos , porque FISPQ não aparece , ex;
    se tem parafina , glicerina , etc…
    é só para ter uma idea da composição química
    Muito obrigado

    1. Olá Lindembeerg,
      O que sabemos é que Militec não possui parafinas, glicerina, PTFE ou grafite. Para maiores informações a respeito de sua composição, sugiro contatar diretamente o importador pelo telefone 041 3333 8030 ou pelo site http://www.militecbrasil.com.br
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abs

  13. Boa noite!
    Estava um pouco cético quanto ao produto, mas depois de ver vários depoimentos/vídeos resolvi experimentar, meu carro está com mais de 163k Km (bem rodados) e ficava evidente o cansaço do motor, realmente melhorou bem a partida a frio e uma melhora notável no funcionamento do motor, está rodando mais ‘macio’ e diminuiu muito a vibração, e ficou mais ‘esperto’ nas retomadas. Estou acompanhando para ver se haverá melhora no consumo, até o momento estou realmente satisfeito com as melhoras que realmente se pode observar!
    Agora uma dúvida, em alguns posts recomenda-se aplicá-lo no sistema de arrefecimento, uma vez que a principal tarefa é a transferência térmica, exceto pela bomba d’água quase não há atrito entre peças, a não ser que ajude na proteção contra corrosão, não consegui enxergar aplicação neste caso. (ñ entendo de mecânica, talvez esteja falando bobagem!?)
    Abs.

    1. Olá Aldo, sua dúvida realmente procede. Embora alguns recomendem a aplicação no sistema de arrefecimento, nós NÃO recomendamos, pois não vemos um real benefício, além da possibilidade do produto reagir com o aditivo do radiador.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abs

    1. Olá Marcel, para evitar comprar produto falsificado, procure sempre comprar em uma loja cadastrada no nosso site, verifique se a embalagem e lacres estão intactos e peça sempre a NF.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Everton,
      Em Cotia ainda não dispomos de um ponto para esta aplicação.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  14. Ola quero colocar no meu polo sedam 1.6 mas em alguns vídeos fala que o olho ficou parecendo agua e que tem cloro na composição,gostaria de uma informação real e se acontece mesmo isso?
    Obrigado

    1. Olá Jorge, Militec realmente leva cloro na sua formulação, porém esta formulação é estável a uma temperatura de até 1300 graus C. Tanto que é um dos poucos produtos homologados para uso em submarinos nucleares. Quando a mudar a viscosidade do óleo, isto não acontece. Militec não muda nenhuma característica do lubrificante.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Daniel, no tanque, aplique 1 ml de Militec por litro de combustível a cada troca de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  15. Boa tarde! Troquei o óleo e filtro do meu Ford Fusion e completei com os 4,7L conforme no manual e andei 1.000Km. Posso colocar o Militec no motor e qual seria a quantidade? Lembrando que irá exceder a quantidade máxima de óleo recomendada pelo fabricante, posso colocar assim mesmo?

    1. Olá Welton, no seu caso aplique 300 ml de Militec no motor. Vale lembrar que este volume não é o suficiente para trazer problemas ao motor. De qualquer forma verifique antes de aplicar o produto de este nível de óleo já não está acima da marca máxima. Se estiver, recomendamos retirar o excesso para depois aplicar Militec.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  16. + –
    Bom Dia Senhores. Gostaria de saber qual a indicação do MIlitec pode ser aplicado em meus dois veículos, sendo o primeiro um Siena ELX 1.4 Flex ano 2009 com 60.00km (motor e ar-condicionado) e o segundo uma moto Yamaha Fazer 250cc ano 2006 com 36.000km rodados, ou seja, são veículos pouco rodados. Gostaria de saber também onde, na minha cidade Salvador-BA (CEP 40.231-250), poderei encontrar o(s) produto(s), bem como onde posso fazer as respectivas aplicações.

    1. Olá Idérico, Militec pode ser aplicado sem problemas nos dois veículos. Aplique 1 frasco no motor, do Siena e 7,5 ml no ar condicionado. Na moto, aplique 50 ml por litro de óleo a cada 3 trocas de óleo.
      Para saber uma revenda mais próxima, recomendo contatar diretamente a Militec Brasil, pelo telefone 041 3333 8030 ou pelo e-mail comercial3@militecbrasil.com.br
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  17. Olá..gostaria de deixar depoimento sobre o produto. Utilizei no ar condicionado e fiquei espantado com os resultados! Melhorou demais o rendimento..está gelando demais!! Agora vou usar no motor e câmbio.

  18. Ola. Tenho um palio fire way 2014, quero tirar algumas dúvidas. 1° Quantas ML pra este motor. 2° tenho também um opala 6cc ano 90, quero saber quantas ML pra o carro. E no tanque que é etanol posso colocar qual dosagem. Outra coisa na direacão do opala coloco o Militar no mesmo lugar que coloco o óleo de DH? E qual a dosagem. Há tenho que trocar o Militec toda vez que troco óleo dos veículos.

    1. Olá Lima, no seu caso aplique 1 frasco no motor do Palio, 1 frasco e meio no Opala e 20 ml na direção hidráulica.
      No tanque, aplique 1 ml por litro de combustível quando for efetuar a troca de óleo.
      Reaplique Militec a cada 20.000 km ou anualmente, caso não rode esta quilometragem.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  19. Olá boa noite. Eu tenho um Renault laguna ll e a gasóleo e já tem 260 mil km
    Tem alguma problema de usar o militec -1
    O motor está em bom estado. …

    1. Olá Silva, se o motor está bem cuidado e sem borra, pode aplicar Militec sem problemas.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

        1. Olá Marciano, Militec-1 precisa ser reaplicado após 20.000 km. Caso não seja feita esta reaplicação, Militec-1 irá sair das superfícies de atrito com o tempo. Não existe uma quilometragem exata para que Militec-1 deixe o motor. Depende do atrito entre etas partes. Quanto maior o atrito, mais rápido o produto irá sair.
          Qualquer dúvida, estamos á disposição.
          Abs

  20. eu posso aplicar militec em um motor que já tenha aplicar outro condicionador de motor, por o alfa x ?

    1. Olá Edmar, no caso não sei se este produto é realmente um condicionador, pois são compostos totalmente diferentes. De qualquer forma, pode aplicar Militec sem problemas. Ele inclusive poderá minimizar qualquer efeito colateral que este outro produto possa ocasionar a longo prazo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  21. Olá, irei utilizar o produto numa saveiro trooper 1.6 flex 2011. Gostaria de saber quantos ml terei que usar e se terá alteração na cor do óleo lubrificante que já estou utilizando. Foi colocado óleo sintético 5w50. Obrigado.

    1. Olá Alexandre, pode aplicar 1 frasco no motor, 7,5 ml no ar condicionado e 20 ml na direção hidráulica. Se este câmbio for manual, aplique 50 ml por litro de óleo.
      Militec-1 não altera a cor original do lubrificante.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Edmar, pode sim, inclusive Militec poderá proteger seu motor a longo prazo, uma vez que ainda não se sabe dos efeitos a longo prazo causados por este produto novo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  22. Oi, bom dia! Tenho um cb300r ano 2014, a capacidade de óleo da moto é de 1,5L. Gostaria de saber quantas ml de Militec-1 devo usar? Abraço, fico no aguardo!

    1. Olá Cesar, no seu caso aplique 75 ml a cada 3 rocas de óleo. Será o suficiente.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  23. tenho um gol 1.0 16v 2001 motor bem rodado com um pouco de residuos nas paredes do cabeçote devido a lubrificantes, posso usar militec sem ter problemas de soltar sujeira no carter .

    1. Olá Jean, se este motor teve um histórico de trocas de óleo e especificações obedecidas, pode aplicar Militec sem problemas.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  24. Tenho uma L200 GLS Diesel e troquei todos os oleos completando com Militec na proporção, tudo isso lá no Paraná. Uso Oléo Sintético 15W50 no motor e para o carter de 6 litros usei e após 8000Km agora estou em RECIFE e andei procurando por aqui mas o povo faz aquela cara qui viu um extra-terrestre…..Pergunta 1: ” – Tem algum representante de confiança por aqui?”; pergunta 2: ” É recomendável realizar 2 aplicações consecutivas?”. Perga 3: ” – Tem como comprar pela internet sem usar Cartão de Credito? (Há mais de 20 anos não tenho e quero continuar assim!)….Grande abraço e parabens pela eficiência e credibilidade conquistada!

    1. Olá Eduardo,para saber de um ponto de venda na sua região, pediria a gentileza de contatar diretamente a Militec Brasil pelo e-mail comercial@militecbrasil.com.br
      Quanto as aplicações, se você quiser pode aplicar em toda a troca de óleo. Mal não irá fazer.
      No caso da compra pela internet, você poderá tentar negociar pelo telefone (14) 3475-1218
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Adonay,
      Que bom que tenha gostado. Estamos elaborando um curso pela internet tanto de lubrificação quanto de preparação. Fique ligado no site que assim que disponibilizarmos, publicaremos.
      Independente disto, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Diego, no seu caso aplique de um frasco e meio a 2 frascos de Militec a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  25. Qual é a vantagem de usar militec no tanque de combustível e se não tem nenhuma contra indicação já uso no motor a algum tempo eu tenho um Audi a3 2004

    1. Olá Luis, a idéia de se aplicar Militec no combustível é tratar a superfícies das válvulas, bicos e bomba de combustível. Faça esta aplicação a cada troca de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  26. Ola boa tarde so julio cesar , udo militec nos 2 gol que tenho ; um ja 157 mil rodados e usa militec desde os 116 mil ; e outro com 63 mil e usa militec desde 40 mil. Gostaria de saber se posso usar o produto com oleo castrol magnatec 5w 40 que tambem adere as partes moveis do motor.. e outra quanto tempo leva o produto sair totalmente do oleo lubrificante ? Um abraco

    1. Olá Julio Cesar, Militec pode ser aplicado em qualquer tipo de óleo, inclusive no Magnatec. Militec já começa a reagir logo que o motor esquenta. Porém ele pode demorar um pouco para chegar em lugares com pouco fluxo de lubrificante, como no interior dos tuchos. na primeira aplicação ele pode demorar até 2.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  27. Olá ” não encontrei o militec no estado de Rondônia então gostaria de saber se podem mandar pra mim diretamente?

    1. Bom dia’ recebi o email referente a minha pergunta’ entrei em contato com a empresa informada e me disseram q não vendem o militec só vendem Bardhal.

      1. Olá Cairo, você teria o contato desta empresa para que possamos averiguar? Caso tenha, pediria para enviar para o e-mail contato@militecsp.com.br
        De qualquer forma, temos um link “onde encontrar” no site que poderá lhe indicar um ponto de venda credenciado mais próximo.
        Qualquer dúvida, estamos à disposição.
        Abs

        1. Olá Fernando, a loja em questão é uma loja credenciada. Pode ficar tranquilo. Quando a cor, O Militec-1 realmente sofreu uma alteração na cor em função das falsificações. Apesar de estar mais claro, ele continua com as mesmas características do produto antigo.
          Qualquer dúvida, estamos á disposição.
          Abs

  28. Tenho acompanhado na internet diversas materias sobre o militec1, inclusive no canal Hi Torque do ADG, e graças as materias decidi aplica-los em todos s meus veiculos e estou recomendando para todos os meus amigos e empresas conhecidas. Estou aguardando chegar, comprei inicialmente 15 frascos para a frota. Rolaria um bonezim de brinde? Usarei com orgulho. Abraços

  29. Amigo tenho uma Amarok 2013 com 80.000km. Posso utilizar o Militec nesse motor a diesel sem problemas? ela vai 7L de óleo, quanto devo colocar do produto? Fiz a troca de óleo à 2.000km, posso coloca-lo mesmo após essa troca feita? No óleo diesel posso utiliza-lo? Qual o benefício?

    1. Olá Matheus, pode utilizar sem problemas. Inclusive Militec ajuda a proteger as turbinas deste motor, que são bem delicadas. Pode aplicar neste óleo mesmo. Aplique 2 frascos no motor a cada 20.000 km.
      No tanque, aplique 1 ml por litro de diesel a cada troca de óleo. Esta aplicação irá tratar os bicos injetores, válvulas e sedes de válvulas, promovendo uma vedação mais duradoura.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  30. Tenho um siena 2002 1.0 16 v fazendo um barulhinho de gaúcho quando funciona. Será que usando o militec resolve.

    1. Olá Cláudio, nós não temos como garantir que Militec irá cessar este barulho, pois apesar de vedar melhor os componentes, Militec-1 não repõe folgas existentes. O que podemos garantir é que caso o barulho não cesse, Militec irá contribuir para que este problema não se agrave.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  31. boa tarde, gostaria de saber se posso colocar militec em motos, ja me falaram que a embreagem fica patinando, tenho uma moto a quantidade de oleo é de 2800ml, qual a quantidade de militec a ser colocado.

    1. Olá José Luiz, se a embreagem estiver nova, pode aplicar Militec-1 sem problemas. Aplique 140 ml de Militec-1 a cada 3 trocas de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  32. ola, gostaria de saber se usando oleo co o bardal b 12 se tem algum problema em usar o militec em uma s10 2008

    1. Olá Ednaldo, pode usar Militec com qualquer tipo de lubrificante ou aditivo. Pode usar sem medo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  33. Olá, temos uma loja, Prudentão Auto peças fica na cidade de Lorena interior de SP e vendemos o produto aqui, MILITEC é um produto que vende por si só, a capacidade de aceitação é incrível, todos os clientes que levam o produto retornam com elogios e convictos de que todos os fatores benéficos que o produto disponibilizou realmente são notáveis.
    Utilizo o produto no motor e direção hidráulica no meu automóvel e recomendo, parabéns pelo excelente produto.

  34. por favor o militec ajuda em alguma coisa se for adicionado no diesel para limpeza de bicos etc. atenciosamente .. sergio

  35. Boa noite. Gostaria se saber se posso usar o produto em um motor retificado antes mesmo de “amaciar” ele.

    1. Olá Júnior, no caso de motores retificados, recomendamos a aplicação depois da primeira troca de óleo (amaciamento).
      Em motores novos, pode-se aplicar imediatamente na retirada do veículo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Marcelo, normalmente o produto demora entre 1 e 2 tanques de combustível. Temos diversos relatos de melhora neste modelo, inclusive de um cliente que teve problemas com a turbina e rodou vários quilômetros sem óleo e não teve nenhum tipo de problema de lubrificação no motor. Você comprou o produto em um ponto credenciado ou pela internet?
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  36. ola tenho um Ford ka 1997 coloquei óleo 5w40 da Shell e coloquei o frasco de militec

    depois fiquei em duvida com o óleo 5w40 sera que ele e fino demais para o Ford ka?

    1. Olá Marcos, verifique no manual a especificação correta do óleo para este motor. De qualquer maneira, se este motor, não ficar ruidoso, pode rodar com este óleo mais Militec até a próxima troca de óleo. Daí coloque o especificado.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  37. Posso colocar na caixa de cambio do fit cvt pois esse sistema é uma corrente de aço com atrito nas polias.

    1. Olá Andre, no seu caso pode colocar sim. Aplique APENAS 15 ml por litro de óleo. Será o suficiente.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  38. Não poderia deixar de registrar a minha total satisfação com o militec. Um produto muito bom desde a primeira utilização, ficou notável que o motor trabalha mais macio e leve, parece até novo. Excelente desempenho, deu gosto de ver o motor do meu carro trabalhando de forma mais esperto. Deu aquele gás. =) Inexplicável, quem usa sabe o quanto melhora e muitooooo para melhor!

    Citroën C4 Pallas 2.0 Exc.AT (143cv original, agora 166cv UP)

    1. Olá Augusto, no seu caso aplique 1 frasco no motor, 50 ml por litro de óleo no câmbio e 7,5 ml no ar condicionado.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  39. Olá, tenho um c3 1.4 8v a gasolina, e o mesmo está fumaçando ao ligar e baixando óleo, magino que seja desgaste nos anéis pois o motor está com 179 mil rodados. Nesse caso o militec-1 seria indicado? Se sim qual a proporção. Se puderem me ajudar agradeço.

    1. Olá Arthur, no seu caso Militec-1 não irá fazer muita diferença, pois ele não repõe folgas existentes.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

    1. Olá Militec-1 começa a agir logo após o aquecimento do motor. Como ele usa o próprio óleo para se locomover, existem alguns lugares que possuem pouco fluxo de óleo, como o interior dos tuchos hidráulicos. Neste caso, Militec-1 pode demorar um pouco mais para chegar e reagir totalmente nestes lugares. Podemos dizer que ele estará completamente tratado depois de 1.000 km de uso.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  40. Olá amigo, eu comprei o militec de um fornecedor cadastrado. Coloquei o militec na direção hidráulica. Coloquei e óbvio , aumentou o nível do óleo. Porém como está escrito o militec usa o óleo para chegar ao metal. Porém já passou mais de 2 semanas e o nível do óleo não baixou. Isso é normal ?

    1. Olá Paulo, na direção hidráulica a quantidade máxima é de 20 ml. Caso tenha colocado uma quantidade superior, a tendência é o nível ficar alto mesmo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

    1. Olá Luciano, é só acessar o link “onde encontrar” do site. Ele irá indicar o ponto credenciado mais próximo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  41. Tenho um VW Gol G5 1.0 tenho 5 anos com ele e a metade desse período uso Militec 1 no motor, resultado é a diferença do antes e o depois, motor com 80mil rodados com saúde de motor 0km… Uso militec 1 à cada 10.000km, uso de forma severa, ou seja, transito pesado aqui em Salvador, produto excelente e satisfatório. Recomendo Militec 1.

    Obrigado!

  42. o Militec atua imediatamente no motor ou somente após um determinado período de tempo de uso?
    Obrigado!

    1. Olá Júnior, Militec-1 começa a agir imediatamente após o aquecimento do motor. Pelo fato de depender do fluxo de óleo para chegar as superfícies metálicas, ele pode demorar mais para chegar onde exista pouco fluxo de óleo, como por exemplo no interior dos tuchos hidráulicos. Normalmente ele está totalmente aderido após 1.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  43. Olá possuo um HONDA CIVIC LXS 2008 AT, comprei militec e gostaria de saber como aplicar, gostaria de aplicar em todas as partes recomendadas, obrigado

    1. Olá Pedro, no seu caso aplique da seguinte forma: 60 ml por litro de óleo no motor, 20 ml na direção hidráulica e 7,5 ml no ar condicionado.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  44. Olá tenho uma Renault Master 2006 meu motor bateu biela e fiz o motor de novo com peças originais gostaria de saber se posso colocar o militec nele meu são 8 litros de qual seria a quantidade de militec?

    1. Olá Serlon, no seu caso recomendamos aguardar até a primeira troca de óleo deste motor para aplicar Militec-1. Após este troca, pode aplicar tranquilamente. Militec-1 irá ajustar os componentes móveis deste motor na menor folga possível, otimizando potência e consumo. Aplique 2 frascos a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

    1. Olá Marcel, no seu caso, aplique 50 ml por litro de óleo a cada 3 trocas de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

    1. Olá Emerson,no seu caso aplique 1 frasco no motor. No câmbio nós não recomendamos, pois se este estiver com desgaste, poderá vir a patinar.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  45. Bom dia!

    O produto é indicado para as transmissões diesel? Somos revendedores de peças para cambio e diferencial de caminhões e caminhonetes.
    Agradecemos sua atenção, e aguardaremos retorno.
    Att.
    Valdete Picoli

    1. Olá Valdete, Militec-1 é excelente tanto para transmissões quanto para diferenciais. Vamos lhe enviar por e-mail um material técnico para apreciação e se houver interesse, podemos enviar um técnico para sanar possíveis dúvidas.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  46. Estou com carro queimando óleo. Há problemas em usar neste tipo de caso. Sei que não vai corrigir o problema. Só queria saber se há problema em usar o produto nestas condições. Obrigado

    1. Olá Felipe, nestas condições, Militec-1 não irá mudar em nada o comportamento do motor. Também não temos como avaliar se esta aplicação trará algum benefício.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  47. Amigo, boa tarde.
    O Militec-1 tem cloro ? Clor não irá com tempo remover sujidades e entupir os bicos ?
    O ALFA X não possui cloro e verdade ?
    Qual a real diferença entre Alfa X / Molekote 2 e Militec-1.
    Esta semana vou trocar meu oleo e quero iniciar seu uso pois meu carro cheogou a 170.000 Km só troacando oleo certinho, 5W40 troco a cada 5.000 e não 10.000, mas fiquei precoupado com o cloro.
    Conto com sua resposta. Obrigado

    1. Olá Fabiano, Militec-1 contém cloro sim, que é considerado o maior anti atrito conhecido na natureza. Inclusive os produtos que se dizem concorrentes usam o fato de conter cloro para tentar desqualificar o produto. Eles só não falam que o grande trunfo do produto é estabilizar este cloro para trabalhos até 1300 graus celsius. Tanto que o produto é homologado para uso inclusive em submarinos nucleares, que possuem um dos ambiente mais controlados para emissão de gases. Inclusive existem aplicações com Militec-1 juntamente com o liquido de arrefecimento do motor. Caso o produto não fosse extremamente estável, esta aplicação seria impensável. Pior ainda no sistema de ar condicionado. Lembrando também que existem equipamentos que estão funcionando com Militec-1 desde que o produto chegou ao Brasil há mais de 20 anos sem nenhum tipo de marca de corrosão. Este tipo de tecnologia só existe no Militec-1, diferente de outros produtos que contém particulado ou que possuem vários aditivos batidos em um processador que desagregam com o tempo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Ricardo, pode aplicar Militec sem problemas. Aplique 60 ml por litro de óleo a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  48. Bom dia!
    Gostaria de saber se o Militec pode ser usado no diesel? Em que proporção. Ele pode ser usado em sistemas onde há peças de plástico e/ou borrachas?
    Grata

    1. Olá Denise, pode usar no diesel na proporção de 1 ml por litro de diesel no tanque a cada troca de óleo. Ele irá tratar o interior da bomba e dos bicos, além de ajudar na vedação das válvulas. Usado na proporção correta não há nenhuma contra indicação.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

      1. Olá, muito obrigada pela resposta, mas fiquei com uma dúvida. Quando vc diz “a cada troca de óleo”, fala de que óleo? Do diesel ou lubrificante? E quanto às peças de plástico e borrachas?

        1. Olá Denise, para que seja feito um controle, recomendamos aplicar Militec no tanque de combustível perto da troca de óleo do motor, que seria aproximadamente a cada 10.000 km. Militec-1 não ataca borrachas nem retentores.
          Qualquer dúvida estamos a disposição.
          Abs

  49. Bom dia,

    Antes de colocar o Militec verifiquei o nível do óleo, de manhã antes de ligar o motor, e estava no meio do marcador da vareta.
    Após colocar o Militec o nível aumentou, é normal?
    Não tem risco de sobre pressão e danificar pistão, catalisador, motor..?

    1. Olá Sérgio, se o nível estiver entre o máximo e o mínimo não há problema algum. Os 200 ml a mais de produto no cárter não são suficientes para provocar nenhum dano ao motor.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  50. Bom dia, existe algum tipo de aditivo para auxiliar na redução de temperatura do motor? Para as suzuki boulevard sofremos muito com queima de estator devido a temperatura de trabalho do motor dentro da cidade chegando a 130°…

    1. Olá Bruno, na verdade se o motor reduzir a temperatura de trabalho ele irá trabalhar fora das especificações certas, aumentando consumo e perdendo potência. A melhor sugestão seria dar um jeito de isolar o estator.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  51. Boa tarde! Tenho um Ka 2009, motor zetec Rocam, só uso óleo Castrol Magnatec 5w30, que é aconselhado pelo fabricante e tem uma propriedade aderente ao metal também. Usando o Militec junto, poderia ter algum tipo de “conflito” entre os dois ? O produto causa “dependencia” como ocorre com alguns aditivos para óleo de motor ?

    1. Olá Gabriel, na verdade este fabricante se vale de um aditivo que existe em todos os lubrificantes de motor que é um promotor de adesividade. Este promotor evita que o óleo escorra por completo da peça. Para o Militec-1 isto é indiferente. Militec-1 irá reagir da mesma forma, independente do tipo de óleo. É excelente para este motor, que trabalha em um regime bastante severo de temperatura. Aplique 1 frasco de 200 l a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  52. Ola bom dia Gostaria de saber no meu opala ja tenho molykote no cambio , posso colocar o militec ou vou ter que trocar o óleo, e para oleo do motor é qts ml por litro seria 60 ml ?

    1. Olá Danilo, Militec-1 não reage com nenhum tipo de aditivo. Pode aplicar juntamente com ele sem problemas. Para o motor são 60 ml por litro de óleo anualmente ou a cada 20.000 km. Você tembém pode aplicar 50 ml por litro de óleo no diferencial.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  53. Já uso militec-1 a mais de 16 anos no arcondicinado e motor de dois carros o primeiro que passei 14 anos com ele foi o gol 1.8 motor AP com 210k de km rodados, abrir a tampa de válvulas e o carter para trocar as juntas e o motor está zerado sem folgas e sem borras, acho que por conter cloro na fórmula o militec-1 ajudou a manter o motor sempre limpo, mas claro sempre trocando o óleo na quilometragem certa. E agora utilizo em um Civic lxs manual 2014 a dois anos, comigo desde zero, mas minha dúvida é se posso colocar no câmbio manual do Civic, já que existe os sincronizados que “freia” a engrenagem para engatar a marcha. Diminuir o atrito nesse caso não iria atrapalhar o engate?! E a quantidade recomendada para utilizar no câmbio manual se for recomendo o uso.

    Abraços e muito Obrigado.

    1. Olá Danilo, grato pelo seu post. Na verdade o que freia os anéis sicronizadores não é o metal e sim o atrito viscoso entre o óleo e as superfícies. Portanto pode aplicar Militec-1 sem problemas neste câmbio.Aplique 50 ml por litro de óleo. Será o suficiente.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  54. Qual a cor original do peoduto? Na compra feita esta semana do mesmo, recebi um produto quase incolor; com o argumento de que o produto novo fabricado no Brasil virá com esta coloracão agora . Grato pela ajuda!

    1. Olá Victor, realmente houve um lote de Militec-1 que veio mais claro, na tentativa de dificultar a falsificação do produto. Em função das inúmeras contestações o produto voltou a cor original. De qualquer forma, caso ache conveniente, nos solicite por e-mail (contato@militecsp.com.br) o informativo da importadora sobre esta mudança de cor. Voltamos a frisar que embora tenha havido uma mudança de coloração, a formulação original não sofreu qualquer tipo de modificação. O produto é exatamente o mesmo, como todas as suas características.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

        1. Olá Gustavo, o Militec-1 é 100% fabricado nos EUA. O único trabalho feito aqui no Brasil é o envase.
          Qualquer dúvida estamos a disposição.
          Abs

      1. embalado no brasil eles colocom oleo comum misturado para lucrar mais , devido ser coisa normal a corrupçao no brasil , conselho compre em mercados extrangeiros

        1. Olá amigo anônimo, antes de fazer este tipo de afirmação, gostaria de lembrar que embora este pais tenha esta cultura de se levar vantagem em tudo no escopo político, existem empresas sérias que jamais fariam alguma coisa que lesasse o consumidor. A Militec Brasil é uma delas. Caso tenha alguma desconfiança de que o produto oferecido seja diferente do original americano ou esteja adulterado, fique a vontade de enviar para qualquer laboratório e tomar as medidas cabíveis. Vale lembrar que a Militec Brasil comercializa o produto há mais de 20 anos. Por isso preza tanto a credibilidade. Inclusive fique a vontade de conhecer suas instalações e processo de envase em Curitiba.
          Qualquer dúvida, estamos à disposição.
          Abs

  55. Bom dia,
    Tenho um Ford Ka 2012 1.0L, estarei fazendo a troca de óleo essa semana e após recomendação de um familiar passarei a usar o Militec.
    No carro vai 4L de óleo, devo utilizar as 200ml de um frasco de vocês correto?
    Uma dúvida que me surgiu é quanto tempo após a troca e aplicação para o Militec “surtir efeito” no motor?

    Att.

    Giuseppe Paraventi.

    1. Olá Giuseppe, isso mesmo! No seu carro aplique 1 frasco de 200 ml de Militec-1 a cada 20.000 km. Militec-1 começa a reagir imediatamente após o aquecimento do motor. O que pode acontecer é que existem pontos dentro do motor onde o óleo demora mais para chegar com o produto, como por exemplo no interior dos tuchos hidráulicos. Neste caso a reação de Militec-1 será mais lenta em função do fluxo de óleo. Em média o motor está totalmente tratado com 1000 km ou 10 horas de uso.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  56. Após a troca do óleo que estava no nível máximo fiz a adição de um frasco de militec para 4 litros de óleo, já rodei 5000km após a adição do militec e óleo continua com o nível acima do máximo. Posso ter problemas?

    1. Olá Bernardo, mesmo estando no nível máximo, não serão os 200 ml adicionais de Militec-1 que irão trazer qualquer tipo de problema. Fica Tranquilo.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  57. Troquei o óleo hoje e adicionei o militec e quando cheguei em casa na garagem já percebi o motor mais suave e silencioso ta com 7 mil kms tem algum problema por ser um motor abaixo de 10 kms ou não? E sobre o cloro que tem no militar não pode causar algum problema futuramente? Obrigado fico no aguardo

    1. Olá Jose, temos laudos que comprovam a segurança do produto. Vale lembrar que estamos no Brasil há mais de 20 anos sem absolutamente nenhum caso que comprove corrosão por cloro. Além da linha automotiva atuamos também em empresas como a Vale, CSN, Votorantim e outras que contam com um corpo de engenheiros que acompanham o produto de perto. Quanto a quilometragem, quanto mais novo o motor melhor. Militec-1 irá ajustar este motor nas menores folgas possíveis, otimizando consumo e potência.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  58. Boa Noite!

    Eu troco o óleo do meu veiculo a cada 5 ou 6 km exato e gostaria de saber se todas as vezes que eu trocar o óleo posso adicionar o MILITEC 1 para os 4 litros que são consumidos?

    Desde já muito grato!

    1. Olá Jefferson, no seu caso você poderá aplicar Militec-1 troca sim /troca não. Aplicar o produto em toda troca de óleo seria desperdício de produto.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  59. Posso aplicar militec no tanque de combustível? se sim qual a medida para cada litro de gasolina? E quais benefícios que me trará ?

    1. Olá Guilherme, Militec-1 pode ser aplicado esporadicamente no tanque de combustível (ex. a cada troca de óleo) na proporção de 1 ml por litro de combustível no tanque. Esta aplicação irá tratar o interior da bomba elétrica, o interior dos bicos injetores, válvulas e sedes de válvulas, evitando a formação de carbonização e mantendo a vedação.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  60. saudações: Depois de usar militec, existe algum procedimento para retornar o uso do oleo normal, sem aditivo? Pode acontecer de algum defeito surgir após o retorno do oleo normal? ( algo que o militec não deixava aparecer?) se sim, com o retorno do uso o mesmo volta a desaparecer? desculpas se as perguntas não são muito tecnicas, mas sou apenas motorista. Obrigado

    1. Olá Vinicius, não existe nenhum procedimento para suspender o uso de Militec-1. É só não aplicar mais. O que irá acontecer com o tempo será a volta do processo de desgaste original deste motor.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  61. Bom dia, tenho um Honda Civic 11/11 com 91.000 km, uso o óleo Castrol Magnatec 10w30, gostaria de saber se mesmo usando esse lubrificante é indicado o uso de Militec, se for favor me informe quantidade e como devo usar.

    1. Olá Lucas, Militec-1 pode ser usado com qualquer tipo de lubrificante, independente da marca ou fabricante. Aplique 1 frasco de 200 ml a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

    1. Olá amigo, você poderá encontrar a relação dos pontos credenciados no link “onde encontrar” do site.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  62. Ola tenho um Toyota Corolla 2.0 2011. Qual proporção devo usar no câmbio automático e na direção hidráulica? É recomendado para a direção hidráulica?

    1. Olá Meraldo, nós não recomendamos a aplicação em câmbios automáticos. Na direção hidráulica, aplique 15 ml. Será o suficiente.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abs

  63. Amigo você falou que militec tem cloro e dizem que o cloro corrói metais será que não estragaria o motor e caixa do carro?

    1. Olá Deivid, embora muitos dos que se dizem “concorrentes” fazerem todo um terrorismo referente ao uso de cloro na sua composição, temos laudos que comprovam a segurança do produto. É exatamente o cloro o responsável por fixar o Militec ao metal e também e o diferencial que existe entre Militec-1 e outros que se dizem condicionadores de metal, que na verdade não passam da aditivos. Vale lembrar que estamos no Brasil há mais de 20 anos sem absolutamente nenhum caso que comprove corrosão por cloro. Além da linha automotiva atuamos também em empresas como a Vale, CSN, Votorantim e outras que contam com um corpo de engenheiros que acompanham o produto de perto.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  64. Bom dia amigo eu tenho uma motocicleta é utilizo nela o oleo motul com o componente Ester… Eu quero começar a utilizar o militec em minha motocicleta porem existe varios comentarios no qual dizem que não se pode utilizar o militec com o motul que tem base neste componente, pois pode causa uma reaçao prejudicial ao motor.. Gostaria de saber se essa informação procede ou é mito..
    Aguardo!

    1. Olá Robson, estes comentários não possuem nenhum fundamento, pois fornecemos inclusive para equipes de competição que usam este tipo de lubrificante a base se éster com Militec-1 em condições extremas de trabalho sem nenhum tipo de problema. Pode aplicar sem medo. Aplique 50 ml por litro de óleo a cada 4 trocas de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  65. Tenho fox 2007 e ele bate tucho vou usar o militec posso colocar o msm óleo ou posso colocar um com mais viscosidade menos viscosidade ou o mesmo do manual do fabricante

    1. Olá Uanderson, é sempre recomendado usar o óleo especificado pelo fabricante. Embora existam inúmeros casos de diminuição de ruído, não temos como garantir que Militec-1 irá cessar este barulho por completo, pois depende muito do nível de desgaste que estes componentes se encontram. O que podemos garantir é que Militec-1 irá reduzir drasticamente o processo de desgaste, evitando que o barulho aumente.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
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  66. Olá amigos. Conheci o Militec 1 há pouco tempo e gostaria de saber se o uso deste produto prejudica a filtragem do óleo do motor no momento em que passa pelo filtro de óleo. Como, Milkitec-1 reage aderindo ao metal, no momento em que ele é submetido a calor, e que , naturalmente, resíduos metálicos ficam retidos no filtro do veículo, esta combinação pode dificultar a filtragem correta do óleo pela criação de uma “película” no elemento filtrante? Obrigado.

    1. Olá Guilherme, Militec-1 não interfere no processo de filtragem, pois não possui nenhum tipo de particulado que possa obstruir o elemento filtrante. Mesmo a partícula metálica tratada com o produto terá exatamente o mesmo tamanho de uma partícula não tratada. O que irá mudar drasticamente será a quantidade de partículas neste óleo, pois se há diminuição do atrito também haverá uma diminuição de particulados no óleo.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

  67. Nós primeiros comentários vc falava do uso no câmbio automático, já nestes últimos não recomendam qual o porquê de não recomendar mais… muito obrigado.

    1. Olá amigo, Estes sistemas são muito sensíveis e podem sofrer diferença de comportamento com uma simples troca de óleo do sistema. Nós não queremos que o produto seja responsabilizado por estas diferenças.
      Existem muitos clientes que aplicam o produto por sua conta e risco.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

    1. Olá Edmar, se este Supercharger for o do Fiesta, este leva somente 40 ml de óleo. O excesso de óleo poderá danificar o compressor. Neste caso aplqie no máximo 5 ml de Militec-1. Vale lembrar que Militec-1 não deve ser usado como substituto do óleo. Caso este Supercharger leve realmente 200 ml de óleo, aplique 10 ml de Militec-1.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
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  68. Olá, Boa tarde, rodo pouco com meu carro é vou fazer a troca de óleo daqui a dois meses, vocês recomendam colocar o militec agora ou após a troca de óleo?

  69. Olá.
    Também tenho uma duvida: comprei o Militec numa auto peças e quando abri vi que a cor de todo o produto era violeta ou roxa. Será que é falsificado?
    Como já botei tudo no motor, nem tem como reclamar mais…

    1. Olá Charles, dependendo da incidência de luz, Militec-1 pode parecer roxo ou lilás mesmo. Se o produto estava lacrado, com o lacre interno de alumínio íntegro e com o logo Militec-1, provavelmente o produto é original.
      Caso tenha o nome da loja, podemos verificar também se esta é uma loja credenciada. Se possível mande o nome da loja para o e-mail contato@militecsp.com.br
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
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  70. Boa tarde, o cabeçote das moto Honda CB 300 vem apresentando trincas devida a fina parede entre o pistão e as válvulas, combinada com a temperatura gerada no momento da combustão. A utilização do Militec ajudaria em algo para evitar que tal problema acontecesse?

    1. Olá Eslander, neste caso, teríamos que saber se a origem deste aquecimento é devido a combustão ou se o aquecimento por atrito também colabora para tal. Caso seja por atrito, Militec-1 poderá realmente ajudar bastante. Caso seja por combustão, acredito que não interfira em nada. Caso queira experimentar, podemos garantir que, Militec-1 não trará qualquer tipo de problema a este motor. aplique 50 ml por litro de óleo a cada 4 trocas de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  71. Gostaria de saber se Militec pode ser usado na transmissão CVT, sem comprometimento desta, visto que esta é diferente das convencionais.
    já possuem dados específicos a este respeito?

    1. Olá Marcel, Militec-1 pode sim ser aplicado no câmbio CVT. Aplique 15 ml por litro de óleo.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
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    1. Olá Manoel, Militec-1 pode ser aplicado no motor a qualquer momento.
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      Abs

    1. Olá Marcello, este comentário não procede. Na verdade Militec-1 deixa realmente mais dura a superfície do metal, porém, nada que uma máquina de retífica ou brunidora não consiga fazer.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
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  72. Olá! Com essa onda de falsificação não sei mais o que fazer!! Comprei militec em dois revendedores autorizados e notei que houve uma diferença entre um e outro. Existe alguma forma de saber qual é original!? Notei uma diferença na coloração.

    1. Olá Luis Henrique, dependendo do lote, o produto realmente pode dar alguma diferença. Se for um lote mais antigo, ele possui uma colocarão mais amarelada. Se for um lote mais novo ele possui uma cor amarelada mais clara. Esta mudança foi feita para se tentar diferenciar a cor do Militec-1 com a maioria dos óleos lubrificantes. De qualquer forma, trata-se do mesmo produto, com as mesmas características. Caso queira confirmar diretamente com o importador segue o telefone da Militec Brasil: 041 3333 8030.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição
      Abs

  73. Ola. Gostaria de saber se o militec pode ser usado com Oleo motul a base de Ester em moto Ktm 300 2tempos? Alguns profissionais da area me orientaram a nao usar pq o Oleo com base ester ja teria esse filme de protecao melhorado em relacao aos oleos semisinteticos e demais.

    1. Olá George, comparar os dois produtos só porque levam um componente em comum, seria como comparar um suco de fruta a uma tinta a base de água, só porque os dois levam água na composição. Da mesma forma que Militec-1 não susbtitui o lubrificante, o lubrificante não possui as mesmas características de tratamento do metal. O éster contido no óleo é somente para melhorar o óleo. Ele não reage com o metal e em um caso extremo de deficiência de lubrificação, este óleo não irá conseguir proteger o metal como o Militec-1 faz. De qualquer forma, os dois podem ser utilizados juntos, sem problema algum. No caso dos motores 2T, aplique 1 ml de Militec-1 por litro de combustível diretamente no tanque. Será o suficiente.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição
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    1. Olá Wagner, quanto mais novo o motor melhores serão os resultados obtidos. Militec-1 irá ajustar este motor nas menores folgas possíveis, otimizando consumo e potência. Aplique 1 frasco de Militec-1 a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  74. Boa tarde,

    Tenho a seguinte dúvida, gostaria de aplicar militec no motor MSI 1.6 16V este motor tem anéis de pistão com a tecnologia PVD um tratamento redutor de atrito que resulta em baixa do nivel de óleo por nao haver a raspagem por completo na parede do cilindro.

    se eu usar militec sendo que reduzira ainda mais o atrito nos aneis devido ao militec posso ter ainda mais baixa no nivel de oleo ?

    1. Olá Alexandre, acredito que mesmo com Militec-1 este consumo irá permanecer o mesmo. Até hoje não tivemos nenhum histórico de aumento de consumo de óleo neste modelo com Militec-1. O que poderá acontecer é o inverso, pois este óleo irá trabalhar em uma temperatura mais estável, mantendo sua viscosidade.
      Aplique 1 frasco de 200 ml a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  75. Ola amigo. Primeiramente parabéns pelas respostas sempre muito exemplificadas e honestidade em outras.
    Tenho algumas perguntas que preciso saber. Possuo uma moto 2 tempos e gostaria de saber se posso misturar o militec no oleo que uso ( motul sintetico a base éster ), pois algumas pessoas dizem que o militec nao pode ou nao deve nao sei se misturar a esse tipo de composto.
    A outra pergunta é a quantidade de militec para o motor 2t.
    E a ultima é: pq somente preciso adicionar o militec a cada 3 trocas de oleo em motores de moto 4 tempos no caso ?? Ele permanece dentro do motor neste intervalo das outras duas trocas que no caso nao seria adicionado o militec ? Explique isso. Desde ja agradeço enormemente. Rafael

    1. Olá Rafael, obrigado pelo seu post!! O fato dos dois produtos usarem éster na composição não interfere absolutamente nada para o Militec-1. Militec-1 não irá reagir com este ou qualquer outro óleo com ou sem éster. Pode aplicar sem medo. No motor 2T você pode aplicar Militec-1 de duas formas: misturar 50 ml, por litro de óleo 2T e depois fazer a mistura com a gasolina OU aplicar 1 ml por litro de gasolina no tanque.EX: tanque com 15 litros de gasolina, aplique 15 ml de Militec-1.
      No seu caso você pode aplicar Militec-1 sempre ou a cada 2 tanques de gasolina. Isto porque motores 2T trabalham em condições mais severas que motores 4T. Como Militec-1 reage quimicamente no metal, não há necessidade de uma aplicação constante.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  76. Prezado sr .. eu compro militec já faz algum tem mas como saber se estou usando um militec de procedência, qual a cor do produto militec ?

    1. Olá Guilherme, nossa recomendação é comprar sempre de uma loja credenciada e verificar a integridade dos lacres interno e externo. No caso do lacre interno (de alumínio), ele vêm com o nome Militec-1 impresso no alumínio. Para saber as lojas credenciadas é só acessar o link “onde encontrar” do site. Quanto a cor, ele é um dourado claro.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  77. O MILITEC pode ser aplicado no motor 3 cilindros do Novo Ka 2018?
    A correia é específica: é produzida em composto de borracha resistente a óleo e fica alojada em um compartimento dentro do motor.

    Sem problemas para utilização do Militec?
    Há um exemplo de uso??

    1. Olá Felipe, Militec-1 pode ser usado sem problemas neste tipo de motor e não degrada esta correia. Pode aplicar sem medo. Aplique 60 ml por litro de óleo a cada 20.000 km.
      Qualquer dúvida, estamos á disposição.
      Abs

  78. Olá há tempos venho ensaiando a compra do Mitec para utilizar em meu carro, no caso, um Audi A3 1.8 Turbo 180cv ano 2004, com 172.000 km rodados, motor não fuma, nem bate… porém, acabo de ver um vídeo no you tube, e num comentário um dono de um Peugeot novo com 19.000km rodados faz uma observação pesadíssima a respeito do produto de vocês, o que me preocupou, já que um motor de Audi não é nada barato de se fazer, e sobretudo porquê, cuido do meu com muito carinho… ele menciona que o produto afinou o óleo do carro dele e causou problemas com a pressão de óleo, e ele chegou a pensar em borra e entupimento do pescador, mas no fim, resolveu o problema trocando novamente o óleo… estou preocupado até porquê, o produto de vocês não é barato, aqui em Campinas custa na média de R$85,00 enfim estou dividido e curioso, devido a alguns depoimentos de usuários muito satisfeitos, onde dizem que o produto gerou uma economia, de combustível( duvido que isso ocorra), que o carro responde melhor as acelerações e ficou até mesmo mais silencioso e outros que dizem que deu problema na pressão do óleo, outros que deu borra,e ainda outros que não notaram nenhuma melhora…. por favor me esclareçam se é indicado, e se Possi em desmistifiquem essas Estórias…
    Segue o link do problema relatado…
    https://youtu.be/LlXHwEinv6s

    1. Olá Fábio, na verdade que que acontece é que muitos clientes acabam usando o produto para tentar resolver algum problema já existente no carro. Deixamos bem claro que o produto deve ser usado de forma preventiva e não corretiva. Quanto a afinar o óleo, temos diversas análises de óleo que mostram que Militec-1 não interfere nas características do óleo. O que acontece é que Militec-1 potencializa a detergência do óleo. Esta detergência irá dissolver a borra existente no motor, que poderá modificar o índice de viscosidade do óleo. Se este motor tiver muita borra, esta poderá se desprender e entupir o pescador de óleo sim. Mas vale lembrar que este são problemas existentes no motor e não que Militec-1 que foi o responsável por causar estas borras. Quanto ao consumo, se o motor fica mais livre para girar, o sistema de injeção se adapta e consegue diminuir a demanda de combustível. Diferente de um motor estacionário, que trabalha com regimes e condições constantes, um automóvel está sujeito a diversas formas e ambientes de trabalho, o que pode dificultar a percepção. O que podemos garantir é que os resultados obtidos pelo produto foram recolhidos por análises e ensaios em ambientes controlados.
      Vale lembrar que o produto está no Brasil há mais de 20 anos. Caso ele não cumprisse o que ele promete, não seria líder de mercado. Caso tenha mais dúvidas, sinta-se a vontade de perguntar ou até mesmo no fazer uma visita para que possamos apresentar estes laudos.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição.
      Abs

  79. Olá amigo!
    Tenho uma Amarok 2013 com 120.000km, vou fazer a troca de óleo daqui a 500km.
    Gostaria de saber quanto militec 1 eu coloco na troca de óleo?
    No caso de colocar 7L de óleo eu coloco quanto de óleo e quanto de militec 1?
    Por favor me manda um link onde eu posso comprar, será minha primeira compra.
    Obrigado!

    1. Olá Clebson, Militec-1 é excelente para este motor. Aplique 2 frascos de 200 ml no motor (a cada 20.000 km), 20 ml na direção hidráulica, 50 ml por litro no câmbio manual e 7,5 ml no ar condicionado. Os pontos de venda poderão ser encontrados no link “onde encontrar do nosso site”. Para compras on-line, o sr poderá encotrar nos sites http://www.bossoniautoparts.com.br ou http://www.connectparts.com.br
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

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